Reunião do Comitê de intergestores bipartite -PB |
O secretário de saúde, Ronaldo Duarte, representou o município de São João do Rio do Peixe em reunião ordinária no Comitê de intergestores bipartite da PB (CIB-PB).
Conforme explicou o secretário Ronaldo. Os hospitais filantrópicos que prestam serviços de alta complexidade na área de oncologia, a partir de agora, terão gestão dupla – gerenciamento pelo Estado e Município, garantindo aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na Paraíba a ampliação e o acesso aos serviços de forma mais rápida para diagnóstico precoce do câncer. A mudança foi aprovada pela COSEMS e CIB, nesta terça-feira (20), em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizada em Campina Grande.
Com a gestão dupla serão possíveis novas contratações, sem prejuízo com os contratos já existentes entre os municípios de João Pessoa e Campina Grande. O secretário estadual de Saúde, Jhony Bezerra, explica que, atualmente, a área de oncologia tem gestão municipal e com a gestão dupla, entre estado e município, a SES poderá contratar os serviços dessas unidades de referência que não fazem parte da rede estadual.
Ele reforça que esse modelo trará mais benefícios para a população. A pauta faz parte do programa Paraíba Contra o Câncer, que será lançado pelo governador João Azevêdo, em março.